As
aulas de matemática do ensino fundamental 2 e ensino médio não tem sido as
mesmas depois que a turma se mobilizou para construir uma praça de verdade
na rua em frente a escola.
A
ideia começou durante a Semana da água com atividades trazidas pelo Professor
de Geografia Moisés Américo, na ocasião os alunos visitaram o leito poluído do
rio Capibaribe e produziram uma exposição fotográfica itinerante para despertar
a consciência ambiental dos moradores. Junto com a exposição surgiu a ideia de
contribuir de forma concreta com um projeto ambiental feito pelos próprios
alunos. Em frente a escola havia um espaço urbano ocioso e que despertou o
interesse dos alunos em cuidar da cidade. Surgiu então uma praça com a
plantação de mudas de modo simples.
Na época o espaço foi cercado pela gestão municipal com paralelepípedos e logo ruíram pois haviam sido mau colocados. As plantas seguiam crescendo, e era preciso mais, fazer mais pelo bairro da escola e pela cidade:
Esse ano o Professor Marcelo Baltazar (matemática e geometria) iniciou com os alunos um projeto ambicioso e grande: construir uma praça, em frente a escola como legado dos 15 anos do Instituto Albert Einstein para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
O projeto teve início desde o primeiro semestre, fazendo parcerias com profissionais arquitetos e engenheiros da cidade para elaborar o desenho da nova praça. Os alunos participam de tudo, desde o cálculo das áreas e a otimização do espaço até a determinação de como distribuir os ambientes da praça. Tiveram diversas aulas sobre arquitetura, desenho geométrico, hidráulica e desenho tanto com o Professor Baltazar como em oficinas realizadas pelos profissionais que visitaram o IAE.
Todas as definições do projeto sugeridas e criadas pelos alunos, receberam o tratamento científico de formalização profissional dos parceiros envolvidos como a arquiteta Priscila Jataí e o Fábio Monteiro.
Os conteúdos foram distribuídos em grupos de trabalho para a elaboração de um projeto por grupo que seria escolhido pelos alunos em votação. As turmas que desenvolveram diferentes soluções criativas para o espaço de construção da praça, votaram e o projeto vencedor já está sendo concluído.
Entre os trabalhos em grupo que ainda estão sendo desenvolvidos destacam-se um grupo fazendo o levantamento histórico do bairro onde a praça será construída, outro grupo fazendo levantamento do processo histórico de praça, tendo em vista também as várias diferenças existentes entre os vários países e entre todo o tempo histórico envolta do tema, outro grupo fazendo um levantamento de árvores adequadas ao ambiente da cidade, outro grupo estudando as flores e combinações para a jardinagem, um grupo fazendo composição de pavimentação mais grupo trabalhando elementos decorativos, outro grupo projetando um sistema de irrigação e outro já fazendo um levantamento do preço da execução da obra.
Parabéns professores Moisés e Baltazar. Aos parceiros muito obrigado pela contribuição do conhecimento e aos leitores do blog, aguardem, logo logo traremos mais notícias dessa empreitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Obrigado por comentar em nosso blog. Um abraço!