31 julho, 2012

Professor influencia hábito de leitura, diz pesquisa



Entre as 5 mil pessoas ouvidas em todo o Brasil, 45% apontaram os mestres como tal

Publicado em 30/07/2012, às 12h36

Da Agência Estado

Se o País quiser melhorar o índice de leitura dos seus habitantes, é fundamental investir na capacitação do professor para esse fim. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro no ano passado, mostrou que os professores são os maiores influenciadores desse hábito. Entre as 5 mil pessoas ouvidas em todo o Brasil, 45% apontaram os mestres como tal.

Essa foi a terceira pesquisa da série (iniciada em 2001) e, pela primeira vez, os docentes aparecem no topo da lista. No levantamento anterior, feito em 2007, as mães eram a figura mais lembrada nesse quesito. Elas apareciam com 49% das indicações, ante 33% dos professores. Dessa vez, tiveram dois pontos porcentuais a menos que eles: 43%.

“Isso mostra a crescente importância da escola frente ao papel dos pais, que muitas vezes não conseguem dar esse exemplo”, afirma Karine Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro. “Logo, se tem esse status de influenciador, o professor precisa ser letrado, gostar de ler.”

No Brasil, no entanto, muita gente ainda corre dos livros. O resultado da pesquisa mostrou que apenas 50% dos brasileiros são considerados leitores - segundo a metodologia, pessoas que leram pelo menos um livro nos três meses precedentes ao questionário da pesquisa. É um índice menor que os 55% registrados em 2007.

Nesses quatro anos, o número de livros lidos por ano também caiu de 4,7 para 4. A queda pode ser entendida pela preferência das atividades de lazer. Em 2011, 28% disseram gostar de ler jornais revistas, livros e textos na internet no tempo livre. O porcentual era de 36% na pesquisa anterior, em 2007. Enquanto isso, o índice de quem gosta de assistir à TV subiu de 77% para 85%.

“Estamos muito longe de alcançarmos países historicamente leitores, como Espanha e Portugal, que registram 10,3 e 8,5 livros/ano por habitante, respectivamente”, diz Karen. No Brasil são os livros didáticos, lidos por obrigação, os campeões.

BIBLIOTECA - Um antídoto para isso, explica Karen, é exatamente o estímulo à biblioteca, equipamento ainda em desuso por aqui. “Precisamos ter estratégias. O público vai se interessar por um acervo bem catalogado, que tenha os livros mais vendidos, uma estante de obras que sempre se renove”, diz.

A pesquisa mostrou que 75% da população não frequenta uma biblioteca. Dentre os que frequentam, a maioria (71%) considera o espaço um lugar para estudar; para 61% é um lugar para pesquisa; em seguida, aparece como um ambiente voltado para estudantes para 28% dos entrevistados; e, em quarto, com 17%, a biblioteca é apontada como um local para emprestar livros de literatura.

“Isso nos leva a pensar que se deve estabelecer modelos mais atrativos, com internet e filmes, por exemplo. E eu não acho que isso vá tirar o foco do local. Pelo contrário, serve de isca. A pessoa entra sem pensar no livro e sai de lá apaixonada por literatura.” As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

30 julho, 2012

Vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco




Teve inicio desde o dia (16/07) as inscrições para o vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE), que este ano oferece 2.776 vagas nesse sistema de ingresso. Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de agosto deste ano, exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico http://processodeingresso.upe.pe.gov.br, onde o candidato irá cadastrar um endereço de e-mail válido para receber as informações e atualizações de todo o processo. A taxa custa R$ 110,00. 

A grande novidade desta seleção é o aumento do número de cursos de graduação, que passou de 44 para 52. Os oito novos cursos são: Licenciatura em Ciências Sociais (40 vagas), Bacharelado em Saúde Coletiva (20 vagas), Direito (30 vagas), que serão ofertados no campus da instituição em Santo Amaro; pertencentes ao campus Mata Norte (Nazaré da Mata) são Licenciatura em Letras Espanhol (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas); Serviço Social (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas) oferecidos no campus Mata Sul (Palmares); e Medicina (20 vagas) no campus da UPE em Serra Talhada. 

Mais informações através do endereço: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br/

Solidão em tela



por Emiliano José, no jornal A Tarde

Tenho pensando na volatilidade do mundo. No tipo de sociedade que o avanço tecnológico possibilita. E me previno, ao pensar, em desenvolver uma reflexão saudosista, como se fosse possível voltar ao passado, e não é. Alguém há de desconhecer as maravilhas e possibilidades da internet? Creio que não. Tenho defendido como muita ênfase ser a internet o território da liberdade, uma assembléia onde todos podem se comunicar, um terreno que garante a transparência dos acontecimentos e que supera até mesmo as mídias tradicionais, normalmente ultrapassadas por simples cidadãos que, num canto do mundo, podem noticiar em tempo real coisas que as grandes redes midiáticas não teriam condições de fazê-lo.

Não são poucos os debates de que tenho participado sobre a internet, inclusive sobre o marco civil, projeto do governo, bom projeto, que tramita na Câmara Federal, e observo o pensamento conservador, querendo pensar antes na repressão aos internautas que nos seus direitos – estes, a principal preocupação do marco civil. Assim, deixo claro o quanto essa ágora contemporânea pode servir à humanidade. Em rede, os povos do mundo podem se conectar a todo instante, trocar experiências, desenvolver lutas, incentivar ideais de libertação, de superação dos atuais limites do homem, impostos por um modo de produção centrado no individualismo. Mas, não é apenas isso. Há outros aspectos.

O mundo virtual, que alguns teóricos já defendem não ser mais virtual, mas real, provoca impactos até pouco tempo impensáveis. Impactos profundos, observáveis no nosso cotidiano, e que merecem alguma reflexão, nem que seja como simples constatação. Às vezes, ao entrar num restaurante, me impressiona o volume de tablets. Calma, não pelos tablets, mas pelo uso deles. E não pelo uso, mas pelo fato de que são acionados sem cerimônia por casais. Às vezes, um deles observa o mundo no tablet, enquanto o outro contempla o vazio, entre melancólico ou entediado. Às vezes, os dois estão no mundo virtual, e só param quando a comida chega, e isso quando não continuam o exercício, o aparato ao lado do prato.

Outro dia, minha neta, Luiza,seis anos,  ih, lá vem o avô, sentou à mesa comigo e meu filho, Teo, e começou a manipular o celular, nem bola dava pro pai ou pro avô. Tudo isso também num restaurante. Aliás, foi meu filho que me alertou para providências que ele e a galera dele tomaram para evitar a falta de comunicação quando saem. Todos são convidados, ou intimados, a colocar os celulares no centro da mesa, sem o direito de atender qualquer ligação. Aquele que ousar fazê-lo, paga a conta toda. Tem dado certo. Defesa da comunicação direta. Penso, ainda, e aí creio que há uma boa dose de nostalgia, nas cartas. As que celebram amizade. As que cantam o amor – aquelas que já foram chamadas de ridículas. Sumiram. Pra quê cartas se há o email, tão rápido e eficiente?

Esqueçam aqueles livros, são tantos, que tratam da correspondência entre pessoas, normalmente pessoas célebres, e que revelam tantos lados da personalidade dos missivistas. Não há mais a possibilidade do arquivo material dessa correspondência. Antes, dizia-se, foi Marx, que tudo que é sólido desmancha no ar. Estava certo – o email surge e desaparece num átimo. Ou não, claro, pode ficar na rede, sem muita utilidade. Uma carta de amor por email, um torpedo – estranho esse nome, não? – duram um segundo, um pouco mais a depender de quem os recebe, e depois desaparecem no ar. Amor líquido, diria o Bauman, não? Os sentimentos também sentem o impacto das novas tecnologias?

E quem disse que as respostas são fáceis? Quem disse sejam elas possíveis no turbilhão de mudanças a que estamos assistindo? As possibilidades abertas para a comunicação humana são extraordinárias, mas isso não quer dizer que não se corra o risco da solidão em meio à abundância, do homem encapsulado, tomado, seduzido pela tela, e subestimando as relações diretas. Pode ser um novo modo de viver, ao qual não chegamos, ainda, em toda a plenitude, mas do qual podemos estar muito próximos. Assim caminha a humanidade: tudo ficou mais simples e mais complexo. O sólido explode no ar.

Emiliano José jornalista, escritor e deputado federal (PT-BA).

28 julho, 2012

II Seminário Regional do Alto Capibaribe


II Seminário Regional do Alto Capibaribe: balanço do dia...
Bem... por onde começar? 

Comecemos pelo verso do caro cordelista Roberto Celestino, que de mareia singular recitou os versos do cordel "O Rio Capibaribe: Um gigante pernambucano": 
"O Rio Capibaribe 
É parte da nossa história
Totalmente pernambucano
Em toda sua trajetória
Salvemos nosso rio
Mantendo-o sempre sadio
Como nos tempos de outrora"
O II Seminário Regional do Alto Capibaribe iniciado nessa sexta-feira, na câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, deu continuidade as suas atividades na Fazenda Fieza no período da tarde. Um momento de interação e compartilhamento de experiências das diversas escolas parceiras do programa, no alto Capibaribe. Os trabalhos aqui desenvolvidos corroboram para a construção de uma educação ambiental que tem como principal protagonista o rio Capibaribe. Crianças, jovens e adultos, engajados em prol de um só objetivo: melhorar a qualidade ambiental do rio, tendo como base uma educação socioambiental sólida. Esperança é a palavra de ordem que se contextualiza na ciranda que se forma! 




Momento da ciranda: um trabalho em conjunto, que transmite uma mensagem de confiança para com o outro

Há muito a fazer, mas a esperança de ver o rio recuperado se sobrepõe às dificuldades e percalços encontrados ao longo do caminho. 
Amanhã, novas atividades serão desenvolvidas. Então, ficamos na expectativa de mais um dia de aprendizado e troca de experiências.

Fonte: http://educambientalizando.blogspot.com.br/

26 julho, 2012

IAE DIGITAL



Senhores professores, funcionários, alunos e pais:
           Nos dias atuais, é cada vez maior o surgimento de novas tecnologias, sejam elas em qualquer segmento da sociedade: na indústria, comércio e na educação. É interessante pensar que a cena atual não está voltada apenas para o surgimento rápido de novas tecnologias, mas a grande mudança social que nos ocorre agora pode ser pontuada pelo acesso a essas novas tecnologias. O surgimento, a mudança e atualização, melhoria, inovação constante dessas tecnologias é tão grandioso quanto a presença das pessoas em sua utilização. Nesse cenário a informação é outro fator que tem unido pessoas, diminuindo distâncias geográficas e contribuindo para uma sociedade que experimenta não mais o estar conectado, mas ser conectado. Nesse ambiente experimental e novo também é preciso ser cauteloso com o labirinto de possibilidades a nossa frente, na tela dos computadores. Compreendendo a importância desse momento para a sociedade, e sabendo das boas possibilidades disponíveis para a utilização das novas tecnologias o Instituto Albert Einstein estará presente também na versão digital. Agora nossos alunos poderão ler, escrever, trocar ideias, informar-se e produzir conteúdo a toda hora, sendo esse um momento também de inclusão digital e aprendizado.

Uma novidade interessante para todos que fazem parte do nosso IAE.
                Nesse 2º semestre iniciaremos uma navegação pelo mundo da Web e conectados com alunos, pais e comunidade interagir e facilitar a participação de todos nos processos de ensino/aprendizagem oferecidos em nossa escola.

Presença na web com Rede social –
                Perfil no facebook: Avisos internos, datas e calendários, informações relevantes para todos os níveis de ensino. Vamos trocar ideias e fazer amizades.

Blogger -
                O blog tem a cara da nossa escola. Um espaço legal com toda a escola digitalizada para ser utilizada em casa, no celular, computador onde estiver um aluno nosso. Vamos disponibilizar conhecimento e informações comentadas por nossos professores e conteúdos exclusivos para todos.
Notícias – eventos – avisos – conteúdo escolar – produções dos alunos – fotos – material institucional.

Nosso e-mail institucional para pais e alunos: nossoiae@gmail.com

conheça – acesse – busque – compartilhe – comente – se informe – acrescente – discorde – contribua – concorde – opine – faça – mande por e-mail – diga – escute – conecte.
Enviamos aos senhores pais, o termo de autorização para uso de imagem. Leia com atenção e retorne uma das vias para a escola.
Agradece a direção.

20 julho, 2012

Vestibular 2013


Estarão abertas no período de 30 de julho a 15 de agosto de 2012 as inscrições para o Vestibular 2013 da UEPB.

Confira o Edital de Inscrição, o Conteúdo Programático e a Resolução que fixa normas para o processo seletivo em http://comvest.uepb.edu.br/

19 julho, 2012

Candidatos ainda têm dificuldade para entender tema de redação; veja o que o Enem leva em conta


A correção da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é feita com base em cinco competências, que recebem notas entre zero e 200 pontos cada. Para o coordenador do Banco de Redações do UOL, Antonio Carlos Olivieri, o ponto fraco dos candidatos ainda é compreender a proposta da redação. “O candidato fica nervoso e muitas vezes ele lê e entende uma coisa, que não é bem por ali”, afirmou Olivieri.


No Enem, a competência que trata da compreensão do tema da redação é a 2ª: “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”.

O coordenador do banco de redações do UOL orienta os candidatos a elaborarem um breve parágrafo resumindo a proposta de redação: “Acho que isso seria na verdade uma maneira dele ter certeza de que entendeu o que está sendo pedido e também já serve para fazer um esboço de um parágrafo introdutório da redação que ele vai desenvolver”.

Veja mais em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/06/04/candidatos-ainda-tem-dificuldade-para-entender-tema-de-redacao-veja-o-que-o-enem-leva-em-conta-na-correcao-dos-textos.htm

Estão abertas as inscrições para o XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã


Podem participar professores de todo o País, com projetos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro

O Instituto Arte na Escola e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizam em 2012 a 13ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. A iniciativa tem como objetivo revelar e reconhecer projetos criados e desenvolvidos por professores de arte do ensino básico de todo o País. As inscrições vão de 15 de junho a 31 de julho, e devem ser feitas pela internet no endereço: www.artenaescola.org.br/premio.

Realizada desde o ano 2000, a premiação é direcionada a professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nos anos de 2010 e/ou 2011 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em uma das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Premiação - Os professores premiados irão receber R$ 10 mil em dinheiro, a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos prêmios, além de publicações, certificado de participação e um troféu. Além dos docentes, as escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos receberão a doação de um computador, uma câmera fotográfica digital, uma câmera filmadora digital, além da participação do representante da escola no evento de premiação, troféu, certificado de premiação e publicações para biblioteca escolar.

Os projetos inscritos passarão por um processo de seleção dividido em três fases (local, regional e nacional). As duas primeiras fases contarão com uma comissão avaliadora formada por arte-educadores. Os projetos finalistas serão analisados por uma comissão nacional formada por um especialista em educação e por representantes de cada uma das linguagens da arte. Serão cinco categorias analisadas:

- Educação Infantil
- Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano)
- Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)
- Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano)
- Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Para Evelyn Ioschpe, presidente da Fundação Iochpe, o prêmio é o reconhecimento do esforço e do emprenho de milhares de professores de todo o Brasil em levar a educação e o conhecimento sobre a arte para as crianças e os adolescentes do país. “O ensino da arte abre portas para os jovens, mostrando caminhos onde o impossível não existe. Desta forma, o Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma oportunidade de reconhecimento para aqueles profissionais que se dedicam a desenvolver nos alunos a curiosidade por um universo sem fronteiras”, afirma.

Em 2011, foram inscritos 614 projetos vindos de todos os estados brasileiros. Os projetos vencedores foram desenvolvidos por professores do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Fonte: http://undime.org.br

14 julho, 2012

BOAS VINDAS AO BLOG

Esse é o nosso blog, demoramos para divulgá-lo pois estávamos organizando bem cada detalhe dele para ficar acessível e completo. Estaremos também aqui na web com muito conteúdo para pais, alunos e comunidade escolar. Avisos, fotos, conteúdos por níveis de ensino, nossos professores, conteúdos de disciplinas, materiais produzidos pelos alunos, informações do nosso IAE e muito mais.

Acesse e conheça sua escola também aqui no blog. Um abraço bem grande e boas vindas de língua pra fora!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...