Na semana que antecedeu a volta às aulas do Centro de Ensino
Superior Santa Cruz foi realizada uma programação de oficinas num curso de
férias voltado para os estudantes da IES. Uma das oficinas da programação foi
destina aos estudantes de pedagogia e interessados pela área. Na ocasião nossa
diretora pedagógica Ada Carvalho e o coordenador do Ensino Fundamental 1 Rodolfo Alves foram os monitores de uma oficina que teve como tema “O CONHECIMENTO
FÍSICO NA PRÉ-ESCOLA - Uma possibilidade de aprender através da música, da brincadeira e do fazer
artístico”
A oficina abordou o trabalho desenvolvido pelo estudioso Jean
Piaget e seu legado para a pedagogia no que diz respeito à construção do
pensamento através das atividades de conhecimento físico para crianças da
pré-escola, bem como a fundamentação do trabalho com crianças apontado pelas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil.
“Descobrir como ocorre a
formação do pensamento, e aprender sobre as peculiaridades dessa fase é uma forma de respeito à autonomia do sujeito e compromisso com uma educação humana, e é de
responsabilidade dos professores, aqueles formados ou em formação se apropriarem
disso.” Falou Rodolfo Alves aos alunos.
“Hoje em dia cada vez mais cedo as crianças
chegam à escola, pois os pais precisam trabalhar. A educação infantil precisa está
voltada para o acolhimento da criança respeitando o modo de aprender do sujeito
nessa fase da vida. Antes as crianças brincavam em casa, subiam em árvores,
criavam brinquedos “malucos”, experimentavam o mundo ao seu redor e aprendiam
com isso, assim deve ser o trabalho com o conhecimento físico na escola, ele
provoca a criança a descobrir e elaborar o mundo exterior interagindo sobre ele
de modo a aprender e construir a realidade a sua volta.” Disse Ada Carvalho
em sua explanação de slides.
A coordenadora do curso de pedagogia da IES, Dalete Braz também ressaltou a importância da atividade para os alunos e a
relevância do tema: "Essas oficinas promovem um debate aberto para os alunos
da IES e também disseminam conhecimento para as pessoas que se inscreveram,
deixando que o conhecimento transforme práticas e provoque a inovação do ensino
em nossa cidade. O CESAC apoia essa iniciativa e fica mesmo feliz com os
resultados da oficina, tendo a extenção como prática pedagógica levada a sério.,
As experiências foram incríveis, unindo teoria e prática de um modo
singular."
Da Educação Infantil para o Ensino Superior:
Os alunos do IAE estiveram participando, realizaram uma atividade de conhecimento físico para observação dos alunos do curso. As crianças foram acompanhadas pelos pais, e para eles foi mesmo uma diversão, além é claro de descobrir com a manipulação de materiais e objetos novos conhecimentos.
Confira as fotos da rotina de atividades da
oficina:
ADA na apresentação do TEMA.
Todo mundo com máxima atenção ao tema, ao conteúdo.
Na primeira noite, após a explanação, os alunos foram para a prática,.
A experiência com as propriedades do café, encantou todo mundo:
Gelado? Quente? Com açúcar? Com sal? Qual o cheiro?
E se misturar massa de cuscuz com tinta guache? O vai acontecer?
O que muda? As crianças vão aprender, observando, manipulando.
Duas professoras do IAE participaram da atividade.
Juliana (com pincel na mão) e Luana com blusa azul.
Na segunda noite as crianças vieram pra atividade prática.
A oficina mostrou teoria e prática como uma proposta possível para
o trabalho com a Pré-escola.
Olha que delícia! O conhecimento que a criança descobre e se apropria
manipulando objetos, materiais , elaborando possibilidades,
estruturando o pensamento.
E depois de tudo, vamos pensar o que construímos?
Esse é o site da Instituição, visite e conheça. http://www.cesac.edu.br/
O trabalho com o Conhecimento Físico é uma prática do Instituto Albert Einstein, sabendo que pra formar e educar, é preciso considerar as condições de aprendizagem da criança, do sujeito pensante.
Parabéns!Pelo belo trabalho,achei muito importante quando nós fala que os pais participaram com os filhos,de grande valor! já que sabemos a dificuldade de mestre interagir com os alunos,e quanto mas dificuldade encontra-se na inclusão deles na escola. Fiquei babando ao ver todas essas atividades,contato e integração de um com o outro. É isso que precisamos para nossas crianças,adolescentes e jovens de hoje. Parabéns mesmo! Que cada dia,voce e seus companheiro possam proporcionas momentos transparentes e harmoniosos cheio de conhecimento para todos.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Excluir